Os tipos de corte a laser

O desenvolvimento dos cortes a laser

O corte a laser se desenvolveu ao longo dos anos, como um processo alternativo a outras formas convencionais de corte, e pela sua precisão e versatilidade, logo conquistou olhares como um dos principais e melhores processos de manufatura de peças, envolvendo principalmente metais, nos últimos anos. Para ajudar a esclarecer qual processo faz o quê, reunimos este guia abrangente sobre os vários tipos e técnicas de corte com lasers.

Existem três tipos principais de lasers usados para o corte, que explicamos em mais detalhes abaixo:

Laser á gás

O corte a laser a gás, mais conhecido como corte a laser C02, é concluído usando um laser misto de dióxido de carbono e estimulando eletricamente a referida mistura .

Quando o corte a laser a gás foi inventado em 1964, ele não era poderoso o suficiente para cortar metais. Desde então, a tecnologia evoluiu e em alguns casos também consegue-se cortar metais, embora ainda seja mais adequada para os não metais. Em média, o laser á gás possui comprimento de onda de 10,6 micrômetros e é usado em muitos ambientes médicos e industriais. 

 

O corte a laser a gás também usa nitrogênio, que funciona bem com metais como aço e alumínio, embora seja necessário tomar cuidado para garantir que seu nitrogênio seja puro. Não fazer isso pode oxidar o metal com o qual você está trabalhando. 

Laser de cristal

O corte a laser de cristal é um processo que utiliza lasers feitos de Nd-YAG (granada de alumínio com ítrio dopado com neodímio) e Nd-YVO (orto-vanadato de ítrio com dopado com neodímio). 

Esses cristais fazem parte do grupo de estado sólido e permitem um corte de potência extremamente alta, pode ser usado com metais e não metais. 

O corte baseado em laser de cristal também tem raízes que datam de 1964, sendo criado nos mesmos laboratórios que os lasers a gás; Bell Labs. Com um comprimento de onda de 1.064 micrômetros, é útil para uma enorme variedade de aplicações, desde medicina e odontologia a militares e manufatura. 

 

A maior desvantagem de uma máquina a laser de cristal é que é uma peça cara do kit, composta de diodos de bomba caros.

Uma máquina a laser de cristal tem uma expectativa de vida mais curta do que outras máquinas no mercado, em torno de 8.000 a 15.000 horas, o que significa que pode custar mais por um longo período de tempo, sem mencionar se for necessário substituir os diodos de bomba caros, caso quebrarem.

Laser de fibra

O tipo final de corte é com lasers de fibra, o processo que usamos aqui na Markos Mult Service com lasers de fibra de ondas contínuas e de fibra pulsada. 

Possui várias semelhanças com o processo de cristal, no fato de que a fibra óptica também pertence ao grupo de estado sólido, e também possui um comprimento de onda de 1,064 micrômetros. 

O maior benefício que um laser de fibra oferece é que ele tem uma vida útil muito mais longa que a dos dois tipos de corte anteriores, chegando a cerca de 25.000 horas. Além de ser o corte com mais efetividade e precisão em elementos metálicos, tais como aço carbono, aço inox, alumínio e até mesmo titânio.

tipos de corte a laser

Consideramos que esses benefícios a tornam a solução perfeita. Nossos lasers podem trabalhar com uma variedade de saídas de potência e para inúmeras aplicações, para obter mais informações sobre qual pode ser a escolha certa para você, basta entrar em contato conosco aqui.